"Meu Deus, me dá cinco anos. Me cura de ser grande!" (Adélia Prado)

17 abril 2006

De olhos castanhos

Hoje redescobri a cor dos meus olhos.
Sim! Depois destes anos todos, só hoje me dei conta que já não são mais pretos-jabuticaba e sim castanhos-tamarindo. Será que à medida que envelhecemos, a cor dos olhos vai clareando? Só pode ser assim porque fui olhar na minha certidão de nascimento e estava lá registrado com todas as letras: olhos pretos. De outra forma, eu, o cara das imagens, já teria notado isso há mais tempo.
Esta descoberta, no entanto, me fez pensar nas nuances escondidas por trás desta cor e o que ela, aos poucos, vai re(velando) a meu respeito.
A cor castanha perpassa a opacidade do preto para se manter translúcida na luz.
De outra forma, castanho é também fruto da mistura dos tons terrosos (marrons) com os tons solares (amarelos). É, então, ao mesmo tempo, cor que queima e cor que afaga. Castanho é cor de outono, de tempo seco feito mês de agosto que guarda no seio a seiva da primavera que está preste a explodir em setembro.
A dualidade presente nesta cor me faz um cara sereno e ardente. E nessa ardência serena eu me refugio querendo de vez em quando me entregar.
Quero que a proporção do amarelo vá aumentando à medida que o tempo passe. E assim, de castanhos-tamarindo, com azedume ainda evidente, meus olhos se transformem em castanhos-mel, de doçura ardente e aparente.

3 Comments:

Anonymous Antônio said...

Rapaz, gostei deste seu refúgio aqui na web... bem escrito, e com um visual ótimo! Passei para agradecer pelo comentário gentil lah no "távola"... abraço!

sexta-feira, 21 abril, 2006

 
Anonymous Anônimo said...

Ohhh, meu amigo! Este texto me fez refletir sobre mim. É possível sim que os olhos fiquem mais claros com o passar do tempo. Já pensei nisso e acredito é o correto! Grande abraço!!!

sábado, 20 janeiro, 2007

 
Blogger Jânio (Janemy) said...

Texto muito maneiro hein!!!??? Já pensei sobre isso tbm meu amigo!!! Acredito que os meus olhos estão ficando claros com o passar dos tempos.
Grande abraço amigo!!!

sábado, 20 janeiro, 2007

 

Postar um comentário

<< Home